quinta-feira, 16 de maio de 2013

Inclusão digital, acessibilidade e software livre são o lema da Estação Digital Plug Cocais


A cidade de Esperantina, no Piauí, recebeu em 2010 a Estação Digital Plug Cocais. Desde sua inauguração já foram capacitados mais de 670 pessoas. O local tem as parcerias da Liga Esperantinense de Esporte Amador (mantenedora da Estação), da Prefeitura Municipal e da Universidade Aberta do Brasil. A Estação Digital possui instalações físicas adequadas e software específicos para pessoas com deficiência.

Atualmente o espaço de inclusão digital oferece cursos básicos de informática, utilizando software livre, e acesso à internet. Além disso, também são ministrados na Estação: treinamentos para professores sobre o ambiente virtual da Universidade Aberta do Brasil, Capacitação de Tutores dos cursos de Extensão em Gênero e Diversidade para as Relações Étnico-Raciais, da Universidade Federal do Piauí – UFPI; Mini cursos de férias para alunos da Rede Pública de Ensino Básico e Oficinas sobre software livre para professores da Rede Municipal de Ensino.


“O projeto Estação Digital melhorou e oportunizou a vida de muita gente com capacitação para o mercado de trabalho além de aprender a manusear um computador para o dia-a-dia”, disse Maurício Costa, presidente da Liga Esperantinense de Esporte Amador, instituição parceira da Estação.

Para o educador social, Horácio Dias a Estação Digital trouxe benefícios não só para comunidade, mas também para a sua vida. “Pude contribuir com a minha comunidade por meio da inclusão digital, ter um melhor contato com as pessoas e aprimorar meus conhecimentos em informática. A inclusão digital eleva a auto-estima das pessoas, isso é muito bom! Além disso, eles passaram a ter informações e acesso a um mundo que antes não tinham”, finaliza.

Por: Ana Carolina Silva do Blog das Estações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário