terça-feira, 16 de julho de 2013

Brasil reitera apoio ao software livre no Mercosul

A presidente Dilma Rousseff se reuniu com os representantes dos países que formam o Mercosul, bloco econômico que reúne Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai e Venezuela, na sexta-feira (12). Do encontro resultaram documentos com propostas de desenvolvimento. Uma delas descrevem o software livre como ferramenta para democratização do conhecimento e inclusão sociodigital.
Segundo o tópico 45 do Comunicado Conjunto dos Presidentes dos Estados parte do Mercosul, no encontro os estadistas "apoiaram o desenvolvimento do software livre" na região. Chegou-se ao consenso, no encontro, que a economia do código aberto poderá "potencializar o desenvolvimento regional de soluções em matéria de tecnologia da informação e das comunicações (TICs) a fim de se conseguir uma verdadeira apropriação, promoção do livre conhecimento e transferência tecnolõgica reduzindo-se a dependência de soluções fornecidas por transnacionais do setor ou por empresas não dispostas a respeitas as indústrias nascentes da região".
O comunicado também afirma que os projetos de inclusão digital devem adotar o software livre como instrumento. Além disso, cita a necessidade de criação de normas legais, compartilhadas entre os países do bloco, para fomentar a implementação, pesquisa e compartilhamento de conhecimentos baseados no modelo de software livre.
Fonte: Revista ARede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário