sábado, 8 de junho de 2013

Colab, o app brasileiro eleito o melhor do mundo

http://colab.re


Com cara de rede social, O Colab se propõe a conectar pessoas com um interesse em comum: as cidades. Os usuários podem reclamar de problemas rotineiros, como buracos na rua, iluminação pública, defesa do consumidor, e também propor soluções e projetos para melhorar a cidade em que vive.
o Colab é um App, que permite que as postagens sejam classificadas sob três guarda-chuvas: fiscalização, proposição e avaliação.
A primeira delas é a mais recorrente. Dentro dela são apontados, por exemplo, ciclovias interditadas por obras, imóveis ocupados por sem tetos e terminais de ônibus aos pandarecos.
Já a segunda trata de sugestões de ações ao poder público, como a instalação de uma rotatória em uma via para facilitar o trânsito.
A última foi criada para que os cidadãos atribuam “estrelas” aos serviços públicos, que vão desde a limpeza urbana de uma cidade até o funcionamento de determinada escola.
Todos os usuários podem ver quaisquer mensagens. Para facilitar a visualização, a página inicial exibe, a princípio, apenas postagens da cidade ou do Estado do usuário. Para ler o que os recifenses pensam de sua cidade, por exemplo, é preciso alterar a classificação do “feed de notícias”, que pode passar a considerar as publicações mais recentes, as mais comentadas, as de amigos ou as de todo o país.

“O Colab não é só o que o cidadão vê. Tem ferramentas para as prefeituras tratarem as informações e controlar se, por exemplo, os problemas foram resolvidos”, afirma Bruno Aracaty, um dos criadores do aplicativo.
No Recife, onde foi lançado inicialmente, todas as demandas postadas pelos usuários são enviadas à prefeitura. Segundo Aracaty, o percentual de resolução é de 5%. Baixo? Talvez, mas já demonstra que a ferramenta tem potencial para mobilizar o poder público sobre as necessidades expostas diretamente pelos cidadãos.
Essa, aliás, é uma das possíveis fontes de rentabilização do Colab, conta o executivo. A ferramenta pode ser um sistema de ouvidoria pública, a ser utilizada por prefeituras para receberem e controlarem reclamações sobre instalações públicas.
A outras são criar funções que permitam que a plataforma possa ser usada por empresas para que associem suas marcas à uma conduta cidadã e desenvolver um sistema de crowdfunding (financiamento coletivo) para resolver problemas (tapar um buraco, por exemplo). Por último: anúncios.
A startup, que nasceu de uma iniciativa conjunta de duas outras empresas, já tem um plano de negócios e até conversas com investidores iniciais. Veja o sitio http://colab.re para acessar o colab basta fazer login através da sua conta do Facebook.  
Caminho para o Síte: http://colab.re
Veja mais no g1.globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário