quarta-feira, 20 de junho de 2012

Estação de Metarreciclagem de Samambaia realizou campanha de coleta de lixo eletrônico no Plano Piloto e Águas Claras

A Estação de Metarreciclagem de Samambaia e a ONG Programando o Futuro, realizaram duas campanhas de coleta de lixo eletrônico na semana passada. Uma em parceria com a Fundação Banco do Brasil, no dia 14 de junho, das 11h às 15h, no hall de entrada do Edifício Number One, no Setor Comercial Norte. E outra coleta na Feira Ambiental Cerrado Sustentável, nos dias 15, 16 e 17 de junho, na cidade de Águas Claras, no Distrito Federal.

As coletas tiveram como objetivo arrecadar equipamentos de informática, celulares, monitores, teclados, mouses, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos em geral, que estivessem em desuso ou com defeito. Esses equipamentos arrecadados passarão por uma triagem e serão recondicionados na Estação de Metarreciclagem de Samambaia pelos jovens que estagiam na instituição. Os computadores reciclados serão doados a Telecentros, escolas públicas, creches, entre outras iniciativas de inclusão digital e sem fins lucrativos.

O coordenador da ONG Programando o Futuro, Vilmar Simion, explicou os equipamentos eletrônicos e de informática que estão parados na residências ou empresas são matéria prima essencial a Estação de Metarreciclagem de Samambaia. “Os equipamentos de informática ganham vida útil prolongada a Estação. Quando recebemos os computadores, sempre conseguimos aproveitar alguns componentes, como memórias, processadores, HDs, que serão utilizados para montar computadores que serão muito úteis em escolas e telecentros. Os equipamentos eletrônicos também são úteis, pois deles retiramos, por exemplo fusíveis, capacitores, leds, que são colocados nos computadores. Os outros resíduos eletrônicos que não puderem ser aproveitados serão encaminhados para o descarte correto, de forma a não prejudicar o meio ambiente”.

“É importante a Fundação Banco do Brasil dar o apoio financeiro ao projeto da Estação de Metarreciclagem de Samambaia, e também ajudar efetivamente o projeto, seja articulando parcerias ou apoiando eventos como este de coleta de lixo eletrônico. Essa coleta é importante tanto para que haja o descarte correto desses resíduos eletrônicos, tanto para que esses equipamentos sejam recondicionados e posteriormente utilizados em Telecentros, escolas públicas e outras entidades”, ressaltou Thiago Varela, Assistente da Gerência de Educação e Tecnologia Inclusiva da Fundação Banco do Brasil.

Márcio Sampaio, colaborador da Fundação Banco do Brasil, doou equipamentos e ressaltou a problemática mundial do lixo eletrônico. “Alguns países, como por exemplo, a África, há um acúmulo de lixo eletrônico descartado lá por países desenvolvidos. A obsolescência programada trouxe uma produção cada vez maior de equipamentos tecnológicos que ficam obsoletos e são descartados rapidamente. Não se tinha ideia do que ia ser feito com todo esses equipamentos eletrônicos em desuso. Hoje temos iniciativas como a Estação de Metarreciclagem de Samambaia que consegue recondicionar esses equipamentos e torná-los úteis para outras pessoas”.




Posto de coleta da Estação de Metarreciclagem de Samambaia na Feira Ambiental Cerrado Sustentável

Durante a coleta de lixo eletrônico, da Feira Ambiental Cerrado Sustentável, em Águas Claras, os visitantes também puderam conferir as etapas de recondicionamento dos computadores, por meio de um vídeo institucional, conhecer o funcionamento das peças dos computadores e participar de uma oficina de MetaArte (confecção de bijuterias com peças de computador como memórias, pedaços de teclado, entre outros). O estande da Estação de Metarreciclagem também recebeu a visita de dois grupos escoteiros, de Águas Claras e da Asa Norte. Os jovens, fizeram doações de equipamentos, assistiram a uma breve apresentação do que é a Estação de Metarreciclagem, receberam informações sobre o perigo do descarte incorreto de resíduos eletrônicos e quais equipamentos podem ser reaproveitados, e puderam ver como funciona um computador por dentro.

“Tinha alguns equipamentos eletrônicos em casa que estava sem uso, e resolvi doar para essa campanha. É muito importante participar de iniciativas como esta que beneficiam o meio ambiente, pelo descarte correto de lixo eletrônico, e que também contribuem para a formação profissional de jovens que atuam a Estação de Metarreciclagem. Além disso, a doação desse equipamentos também irá beneficiar escolas, telecentros e creches que receberão esses computadores recondicionados. Convido as pessoas a participarem desse projeto e doarem também seus equipamentos que estão esquecidos em cada e podem beneficiar muitas pessoas”, disse Amanda Dominice, que doou alguns celulares e equipamentos de informática.

A coleta de lixo eletrônico da Estação de Metarreciclagem de Samambaia continua. Para doar basta entrar em contato pelo telefone: (61) 3559-111 e agendar a coleta dos equipamentos em desuso que você tem na sua residência ou empresa. Ou acessar o site: www.doeseucomputador.org.br. Podem ser doados equipamentos de informática, eletrônicos, celulares, televisores, monitores, CDs e DVDs virgens ou usados, entre outros equipamentos.

Por: Ana Carolina Silva
Assessora de Comunicação
ONG Programando o Futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário